sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Por que os cães se coçam?


 

Por que os cães se coçam?


Primeiro a gente precisa saber que o cão vai ter uma coceira diária normal, é um tipo de higienização natural do cão, como lamber e coçar, pois a pele dele pode estar ressecada e com o calor pode vir à necessidade dele de dar aquela coçadinha.

Os problemas de pele que podem surgir são os parasitas, alergias, fatores psicológicos.

Parasitas podem surgir como sarnas, então sempre que você ver uma coceira intensa, formação de feridinhas, pode ser um tipo de sarna. Leve ao veterinário para passar o tratamento próprio para o tipo da sarna que ele estiver!

Os problemas alérgicos em si, o mais frequente são as picadas de parasitas como pulgas e carrapatos. Então se seu cão está com carrapato ou pulga lembre-se que precisamos cuidar dos nossos peludos colocando uma vez por mês remédio preventivo contra esses bichinhos e no verão deve ser de 20 em 20 dias. Têm vários no mercado: em spray, pipeta, coleiras, talcos e etc. O importante é não descuidar disso! Também dê o reforço da vacina V8 ou V10 todo ano! Vai proteger seu cãozinho de doenças virais originadas do carrapato como, por exemplo, a cinomose.

Também existem alergias relacionadas à alimentação e a produtos de limpeza utilizados onde o animal passa a maior parte do tempo, o animal pode ter uma sensibilidade maior e pode causar irritação na pele, principalmente na barriga onde a pele fica mais exposta. Existem produtos específicos de limpeza para passar na casa sem agredir a pele do seu animal. Procure uma loja de produtos próprios para animais como pet shops e lojas agropecuárias que devem ter estes produtos.

Outro motivo que pode causar coceira no animal é o fator psicológico. O cão que passa muito tempo sem nenhuma atividade, quietos, isolados, sem socialização, sem exercícios físicos, pode causar estresse no seu bichinho e pode causar compulsões como coceira, queda de pelo, se lamber demasiadamente, latir demais e etc. Tenho vários clientes que me procuram relatando que seus cães estão com esse tipo de problema. Muita coceira, queda de pelo em demasia, comportamentos inadequados em casa que antes não fazia. E muitas vezes levam ao veterinário e não consegue resolver esses problemas... Muito possivelmente é realmente problema psicológico! Então dê mais atenção às necessidades do seu cachorro!! Ele também precisa se exercitar fisicamente e mentalmente também. Se você não tem tempo procure um profissional: adestrador, dogwalker, aulas de agility, levar seu cão a uma creche de cães e etc., que possa trabalhar com seu cachorro. Só tem benefícios para seu cão e para você.

Então se o animal está se coçando muito, leve ao veterinário para investigar a causa desta coceira! O mais importante é seu cachorro ter qualidade de vida e conseguir retribuir com todo amor e esbanjando saúde para viver feliz ao seu lado.
 
Espero que vocês tenham gostado do tema, pois a cada dia vejo que é muito frequente encontrar cães com este problema. Qualquer dúvida e sugestões estou a disposição!
 
forte abraço,
 
Martha Ferraz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário