sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Importância da socialização dos cachorros

    A socialização dos cachorros é um processo muito importante que influenciará de forma positiva ou negativa a vida do cão. É bem comum na cidade, principalmente pessoas que moram em
apartamento terminar isolando o seu cão do resto do mundo. Pelo "corre corre" das vidas dos humanos os cães muitas vezes tem suas necessidades de  exercício e socialização praticamente extintas durante sua vida. Termina tornando muitas vezes um cão estressado, inseguro e agressivo.
O que leva a diversos comportamentos indesejados para seus donos. Como dizíamos anteriormente, é de vital importância para o futuro de um cão amável, agradável e valente, que um cão pequeno tenha um bom processo de socialização. No caso dos cães assustadiços ou que apresentam traços de agressividade, quase sempre estão relacionados com más socializações ou experiencias desagradáveis quando eram ainda bebês. Por isso, se você quer um cão adulto saudável e equilibrado é muito importante que desde pequeno (antes dos 3 meses) comece a conhecer novos ambientes, pessoas e outros animais.

Processo de socialização
O processo de socialização deve iniciar-se com um mês e meio de vida, antes disso ele já tem a socialização convivendo com sua mãe e seus irmãos (o que já é bem significativo) e continua progressivamente até aos 4 meses. Quando se inicia o processo devem realizar-se provas de audição e também de visão do cachorro para observar como reage com o meio. Quando tiver de um mês a dois meses deve controlar-se a intensidade da mordedura do cão, o qual é feito pela sua mãe, e por isso deve permitir-se. Nesta mesma etapa devemos fazer-lhe conhecer espaços com muitos estímulos para erradicar o medo do desconhecido. Dos 2 aos 3 meses deve-se já ter realizado todo o processo de vacinação e também de desparasitação. Quando isto se cumprir, já se pode relacionar o cão com outros cães e também com outros ambientes diferentes do lar.

Recomendações durante o processo de socialização
A primeira recomendação é evitar situações desagradáveis como o contato com cães agressivos ou maus-tratos físicos ou psicológicos na hora de o repreender. Desta forma é importante aproximar o nosso cão de outras pessoas como amigos ou conhecidos. Recomenda-se que sejam pessoas de diversas idades. Além disso deve ter contato com outros cachorros vacinados e com outros animais como gatos que sejam agradáveis. Também deve ajudar o cachorro a socializar-se com objetos do ambiente como bolsas, aspiradores, toques de campainha e elementos que fazem ruídos.
Na socialização também existem coisas e situações a evitar. Estas situações são a socialização com animais doentes ou não vacinados. Também se deve evitar tratar o cachorro como um bebê e recompensar o medo com atenção ou carinhos. Da mesma forma se deve evitar forçar o cão a realizar certas ações e certas atividades.

Se você tem um cão que não é sociável e demonstra isso com insegurança, latidos e até mesmo agressividade. Não fique triste pois tem solução! Acredito fielmente que todos os cães podem se recuperar destes problemas. Procure um profissional de adestramento e comportamento canino para lhe auxiliar nesta reabilitação! Se seu cão não é agressivo mais só está estressado de ficar preso em casa existe serviços de DayCare (creche canina) que exercita seu amigo peludo com atividades recreativas e socializa com diversos cães. Pura diversão!










Fica a dica! Até outra hora!

Martha Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário